quarta-feira, 10 de outubro de 2012

As Sete Respostas de Shiva - Parte I


Há muito tempo atrás, na sagrada cidade de Varanasi, que hoje fica na atual Índia, havia um casal de comerciantes que era amado e respeitado por todos.

Ravi e Sitara eram ótimos seres e demonstravam grande evolução espiritual, eram exemplo de amor, trabalho e devoção.

Como a grande maioria da população de Varanasi, Ravi e Sitara eram devotos do Senhor Shiva.

 Eles amavam tanto essa deidade que a população via neles o espírito do grande ser se manifestando...

Varanasi era uma cidade que havia sido fundada pessoalmente pelo Senhor Shiva e isso fazia dela uma cidade sagrada, onde a maioria da população era devota de seu fundador.

Apesar disso, o culto a outros deuses era livre e a segunda fé mais praticada naquele lugar era a dos Vishnuístas.

Ravi e Sitara trabalhavam muito em sua loja de tecidos.
Tamanha era sua dedicação que eles sempre prosperavam.
A população via isso como “A graça de Shiva” os cobrindo.

No geral, nenhum cidadão da cidade os invejava, pois eles sempre ajudavam todos que os procurassem. Muitas vezes o dinheiro que ganhavam nas vendas terminava antes de findar o mês, pois eles gastavam tudo para ajudar outras pessoas.

Havia algo que feria o coração deles.

Eles já tinham quase meia idade e ainda não tinham um filho. Ambos se amavam tanto que jamais comentavam sobre esse assunto, mas ás vezes era possível vê-los observando os filhos dos amigos e soltando breves lágrimas.

Ravi aceitava a situação, mesmo que isso o machucasse. Já Sitara, ia todos os dias ao templo de Shiva pedir que o grande Deva a ajudasse a poder ter um filho.
Suas súplicas diárias eram fervorosas e cheias de esperança...

O tempo passava e suas súplicas não surtiam efeito...

Um dia, Sitara foi ao templo e fez a mais linda oração que alguém poderia fazer:

“Maha Deva, Senhor de Todas as coisas... Possa eu ser mãe nessa vida do filho do homem mais doce e bondoso desse mundo... Se meus méritos não forem suficientes para que seja atendido meu pedido, olhe os méritos de meu amado marido que é um servo fiel do Senhor... Se mesmo assim o Senhor não nos achar dignos de Vossa Bênção, que seja feita a Vossa Vontade...”.


No mesmo dia, Ravi também foi ao templo e fez a única súplica que seu coração lhe dizia fazer:

“Meu amado pai Shiva, já sou um homem velho. Bem mais velho que minha amada Sitara. O tempo para mim é curto, mas ela viverá muito mais que eu... Oh, senhor... permita que nosso amor dê ao menos um fruto sagrado que a possa proteger quando esse seu servo se for... Não quero nada nesse mundo além do bem estar e a felicidade de minha amada Sitara... Que seja feita a Vossa Vontade...”.

Na tarde desse mesmo dia, ambos trabalhavam quando se olharam. Todo amor que tinham um pelo outro pôde ser sentido na loja, ruas e por todos que estavam próximos.

Á noite do mesmo dia, estavam dormindo abraçados quando ouviram trovões e luzes vindas do lado de fora da casa. Então, foram ver o que era...

Ao sair, seus corações encheram-se de alegria. Á frente de sua casa estavam Ganesha e Skanda, filhos do Senhor Shiva.

Ravi e Sitara abaixaram-se em sinal de reverência.


Nesse momento, Ganesha foi até eles e disse:
- Não se abaixem, não somos diferentes de vocês... Todos somos filhos de Maha Deva, portanto, vocês são meus irmãos...

Sitara e Ravi levantaram-se admirados sem conseguir falar uma palavra.

Ganesha então disse:
- Sitara, tenho ouvido dizer que você faz o melhor bolo desse mundo, portanto, gostaria de comer um pedaço dele.

Sitara acanhada respondeu:
- Senhor, infelizmente hoje, não tenho nenhum bolo para oferecer.
 
Ganesha rindo, falou:
- Sitara, Senhor é meu pai. Sou apenas filho do Senhor. Não tenho nada para fazer essa noite e gostaria de vê-la fazer esse bolo magnífico. Enquanto isso, seu marido pode mostrar a meu irmão Skanda o ofício de vocês.

Sitara disse de forma alegre:

- Será um prazer fazer um bolo para o filho de Maha Deva. Também será um prazer a meu marido mostrar a seu irmão nosso ofício.

 Então, Sitara e Ravi convidaram Ganesha e Skanda para entrar.

 

Sitara e Ganesha foram para a cozinha enquanto Ravi e Skanda foram á loja de tecidos.

Enquanto Sitara fazia o bolo, Ganesha observava cada detalhe, cada gesto dela.

 

Na loja, Skanda perguntava á Ravi se era difícil fazer tecidos e vendê-los e Ravi explicou a ele cada detalhe do trabalho.


 Após alguns minutos observando Sitara, Ganesha falou:

- Sitara, seu filho terá sorte, pois a mãe dele realmente sabe fazer um bolo...

 

Sitara ao ouvir isso não se virou, apenas começou a chorar...

Ganesha então falou:

- Não chores, pois agora sua felicidade será completa, mas não estrague meu bolo irmã!

 Ganesha sorriu e nada mais falou.

 

Na loja, Skanda pegou um tecido na mão e disse:

- Que tecido macio e lindo. Ele servirá muito bem para você fazer as roupas novas de seu filho...

 

Ravi então respondeu:

- Senhor, eu não tenho filho...

 

Skanda virou-se, olhou para Ravi e disse:

- Ravi, meu irmão. Se eu fosse você já começaria a fazer as roupas para seu filho, pois, em breve, ele estará aqui correndo nessa loja agarrado ás suas pernas...

 

 Ravi ficou emocionado e sentou-se, mas Skanda falou:

- Agora vamos á cozinha, pois o bolo já deve estar pronto e meu irmão não come se não dividir comigo...


Na cozinha, Ganesha conversava com Sitara sobre coisas da vida. Ravi e Skanda chegaram e Ganesha serviu a todos, pedaços do bolo feito por Sitara.

 

Ganesha disse:

- Sitara, que bolo maravilhoso... Tão bom quanto o de minha mãe Maha Devi...

 

Ganesha olhou para Skanda e disse:

- Temos de ir irmão, o Grande Pai nos espera...

 

Ambos levantaram-se, despediram-se do casal e foram saindo, mas pararam na porta quando Skanda falou:

- Onde há harmonia, amor e respeito, meu pai habita.

 

Ganesha falou também:

- Onde há fé, carinho e cumplicidade, minha mãe habita. Fiquem em paz meus irmãos...

 

Ao passar pela porta, ambos Devas desapareceram.

 

Ravi e Sitara abraçaram-se e sorriram. 

A felicidade deles agora era completa.

3 comentários:

  1. poxa pai não espera ver esse texto tão cedo. obrigado mesmo por partilhar esses maravilhosos ensinamentos.

    ResponderExcluir
  2. Boa, Chacal! Mas quero mais. Sao varias partes ne? Ass: Klaus do Iate

    ResponderExcluir