quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Pérolas Negras





Lá estão elas, as raras Pérolas negras no fundo do oceano das grandes mentiras, 
Perdidas no abismo de suas inconsciências, dentro de suas ostras medonhas, presas ao passado,
 Sem poder ver um futuro, carregam o martírio da eterna solidão...

São a beleza que nenhum olho viu. Quem poderia as ver em sua rara beleza senão um olhar atento de um de um velho mergulhador de mares lacrimosos?
Sois vós que me encanta, sois vós, minhas sereias sem canto, olhos perdidos dentro de um mundo obscuro...

Ao vê-las sempre me pergunto:
Quem as fez?
Quem foi que as criou?
Quem foi que as transformou de grão de areia em lágrimas tão tenras da natureza?
Quem foi que lhes disse que sua beleza é perecível?
Quem foi o ignorante que a chamou de inacessível?
Quais foram seus pecados para que se escondam da luz de um novo amanhecer?

Vós que eternamente contemplam a face do invisível e que se sufocam na mais profunda perdição, por que se deixam levar pelas correntes marítimas da ilusão?

Minhas queridas Negras Madres Pérolas, por que fazem da ostra sua mais forte prisão?
Por que deixam que o mundo tão sem cor fique corrente de sua aparição?
Muitos dizem que vocês são um erro natural, afinal,  de um pequeno grão de areia que entra na ostra vocês surgem, mas eu digo:

Vocês não são erro, muito menos algo a ser desmerecido!
Vocês são encanto, magia, beleza fundamental aos olhos da noite...
Nunca foram adorno, e sim, aquilo que têm que ser adornado, se mostrem ao mundo como são:

Sua rara beleza é para poucos, para aqueles que têm olho supra-humano...

Não se escondam do mundo, não se deixem matar pelas opiniões alheias, sejam o que são:

A mais pura beleza das sombras...

Vocês, que tanto tempo levaram para se transformar de grão de areia na mais bela das jóias, tem muito que ensinar e também muito a descobrir...
Deixem que esse velho pescador de ilusões lhes mostre um mundo novo...
O mundo da superfície, o mundo onde a aparência é tão importante quanto uma vírgula perdida, em um texto...

Venham belas pérolas, para o meu mundo e se deleitem da minha mais pura amplidão...
Assim como vocês já foram habitantes de uma ostra, agora sou habitante dos jardins das emoções...
Não tenham medo de me seguir... O pior que posso lhes fazer é deixar vocês sorrindo com minha mais profunda alegria de quem já foi noite, e agora é dia e amanhã será eterno...

Vós que sempre foram às grandes companheiras desse distinto poeta, vós que em forma de lágrimas sempre enfeitarão a minha face brônzea, sabiamente foi dito:

Não De pérolas a porcos...

Então, não vertam essas jóias a quem não merece, não dê pérolas aos ignorantes, ou melhor, não contem sobre suas vidas ao ajuntamento de ratos que vos cerca...

Sejam belas em esplendor,mas fechadas ás visões de inveja que vos atormentam,seja sim, a glória do poeta desconhecido...
Sejam a expressão do ardor de uma vida cheia de labor...

Ó minhas doces pérolas negras, vós que não me deixam,
Nunca saibam que a vocês guardo minha fidelidade de guardião das lágrimas mais profundas de quem as verteu, e nesse instante só me resta dizer uma última coisa:

Pérolas negras que vêm a mim no amanhecer saibam que vou até vocês ao anoitecer...
Dê vossa última lágrima de fé em busca de perdão de um pecado que nunca foi cometido.

Um comentário:

  1. Texto belíssimo embora muito triste.
    Meu amado esposo, mestre e amigo.
    Em sua capacidade plena desperta sei que és um visionário do Passado, presente e futuro. Compreendes como um grão de areia torna-se uma rara pérola negra...
    Tu, como guardião dessas lágrimas mais profundas...
    Tu, como mergulhador e mestre de mergulhadores que se aventuram neste oceano sem fim
    Apenas tu e poucos contemplam a beleza e a transformação da areia em pérola negra.
    É certo que sem poder ver o futuro elas carregam o martírio da eterna solidão.
    Continuam presas em suas conchas, aprisionadas, porque sua descoberta apenas desperta ao ser que as encontra o desejo de se ter apenas um adorno.
    Então, ao ver que ela tem um grande valor, que é rara...
    Tentam se apossar dela, fazem dela objeto de troca, de venda, de adorno...
    Roubam para consegui-la, matam se preciso for. Então ela é usada de tantas formas,
    Passa por tantas mãos que muitas perdem seu brilho, sendo confundidas com meras bijuterias ou plástico barato.
    Os seres não tem interesse de observar a beleza da pérola e dos mecanismos processados desde o estado primário até a pérola tornar-se negra e rara.
    Talvez as pérolas negras estivessem esperando que o mergulhador as levasse até um oceano seguro mas elas descobrem em algum momento que o próprio movimento da maré, naturalmente as levará...

    ResponderExcluir