sexta-feira, 4 de maio de 2012

Sutra da Sabedoria


Dedicado aos Tathagatas
Shakyamuni, Amitabha e Vairochana

A sabedoria gera o amor,
O amor gera a compaixão

A compaixão gera a benevolência
A benevolência gera a observação,

A observação gera a compreensão,
A compreensão gera o entendimento

O entendimento gera ações e condutas corretas,
Ações e condutas corretas geram um mundo saudável melhor.

A ignorância gera o ódio,
O ódio gera a maldade,

A maldade gera a crueldade,
A crueldade gera a cegueira,

A cegueira gera a incompreensão,
A incompreensão gera o descontrole,

O descontrole gera ações e condutas incorretas,
Ações e condutas incorretas geram um mundo doente e pior.

Quando buscamos a sabedoria,
Eliminamos a ignorância de nossas vidas...

Quando, pela sabedoria geramos amor,
O ódio é eliminado de nossos corações...

Quando, com sabedoria temos compaixão,
A maldade desaparece de nossas mentes...

Quando, com sabedoria, somos benevolentes,
A crueldade não tem vez em nossa caminhada...

Quando observamos com sabedoria,
A cegueira some e dá lugar á luz da paz...

Quando, com sabedoria, compreendemos as coisas,
A incompreensão jamais volta em nossas vidas...

Quando controlamos nossas mentes pelo entendimento,
O descontrole finda suas ações e condutas incorretas...

Desta forma, os sábios fazem de suas ações e condutas corretas,
Um grande ensinamento para todos os povos...

Aprendendo a eliminar a ignorância,
Tudo que ela gera, some com ela...

E aprendendo a ser sábio,

Tudo que a sabedoria gera,

Vem para nossas vidas com ela...

Tathagata Brilho da Lei

5 comentários:

  1. Oi Anjo, muito lindo esse Sutra da Sabedoria, gostei! Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Poxa vida a cada postagem eu sempre me surpreendo. muito obrigado brother e mestre ! ^^

    ResponderExcluir
  3. O mais sublime texto que você escreveu até hoje, entre tantos..
    Quando minha mente não está centrada, equilibrada, e fico em descontrole, acabo sempre gerando com isso ações incorretas, as quais, sempre me arrependo depois...
    Querer a mudança no outro é algo que queremos sempre, mas geralmente tenho esquecido que a única modificação realmente importante é a minha modificação interna.
    Estou ainda nos meus primeiros passos em direção a sua sabedoria maior...
    É difícil? claro que sim.Você me ensina que nada se consegue por "milagre" se não houver um esforço próprio...
    Não adianta ler um Sutra se não tentar compreendê-lo,
    E se fosse fácil, todo mundo chegava lá...
    Aí eu penso...
    Será que chegaria mesmo? Espero que sim...
    Ao menos sei que eu chegarei, mesmo que demore mais um pouquinho,
    mesmo que eu caminhe devagar ás vezes
    ou pare algumas horas pra descansar e logo retomar o caminho...

    Obrigada por ter vindo mais uma vez a este mundo ajudar as pessoas.
    Nenhuma palavra o define

    ResponderExcluir
  4. Sábio texto.

    Ignorância é das trevas ...


    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Agradeço pelas sábias palavras... abraços!

    ResponderExcluir