quarta-feira, 19 de maio de 2010

Ouvir



Um ato tão comum como ouvir pode fazer uma grande diferença em nossas vidas...

Saber ouvir é uma das formas mais fáceis de aprender, mas infelizmente não damos a mínima bola para isso...

Antes de continuar lendo esse texto pare um pouco, feche os olhos e ouça tudo á sua volta...

Ouça o que o mundo tem a te dizer.

Meus amigos: ouvir é um aspecto de sabedoria.
Não só ouvir os sons do mundo á nossa volta, mas também devemos ouvir os sons e conselhos que nosso íntimo nos passa...

O Ato de Ouvir está muito além de o simples escutar sons.
Ouvir é sentir
Ouvir é pensar sobre o que se ouviu
É dar chance de aprender algo novo
Em resumo: quem sabe ouvir é sábio...

Ao longo do tempo aprendi que muitas vezes apenas ouvir alguém já é um ato de humanidade.
As pessoas em geral querem ser ouvidas, tanto eu como vocês, mas muitas vezes não achamos quem queira nos ouvir.

Então, deixo uma pergunta para vocês:

- Você sabe ouvir os outros também?

Nos queremos ser ouvidos, mas dificilmente queremos ouvir, dessa forma acaba que ninguém ouve ninguém, e viramos seres humanos surdos diante de tudo...

Dar ouvidos não significa aceitar o que se ouve.
Dar ouvidos é simplesmente se abrir para tentar entender as coisas...

Quem realmente ouve, não tem preconceitos, mesmo que o dito pareça ser deveras inútil.

No final, nada é inútil.

As coisas mais sábias que já ouvi na vida não foram ditas por professores, gênios ou pessoas importantes aos olhos da sociedade surda.
Me foram ditas por crianças, por idosos que viveram bem a vida e até por um mendigo muito sábio e inteligente que no passado cruzou o meu caminho...

Vejam meus amigos:

Se eu tivesse preconceito jamais daria ouvido a um mendigo, mas graças a minha vontade de ouvir, aquele homem sujo, com roupas rasgadas, invisível à sociedade me ensinou que mesmo na pior situação que um homem pode chegar, se você for sábio ela não te esmagará ou afetará sua essência...

Por isso, deixo um conselho:

Não tenha preconceito; esteja sempre atento a tudo que ouve, pois um dia uma palavra vinda de onde você menos espera pode mudar sua vida.

Afinal, a sabedoria está em tudo e em todos, basta saber ouvir...

O tempo todo o mundo fala conosco.

Somos seres encarnados e fazemos parte da Terra.
Ela é nossa mãe, a natureza nossa irmã sabe ouvir o que a Terra nos fala afinal ela e muito antiga e muito sabia, e nos apenas crianças perto dela...

Agora meus amigo, aprendam também se ouvir.
Quando puder pare um pouco, sente-se em algum lugar, feche os olhos e tente ouvir seu íntimo, tente ouvir seu espírito...

Como eu sempre disse:

O corpo é burro, mas o espírito é sábio...

Ouça sua voz interior.
É nessa voz que a grande divindade cósmica fala com você...
É nessa voz interna que seu espírito se torna uno com o universo...

Ouça mais você mesmo...
Você poderá ter uma grande surpresa com o que ouvirá...

Ouça e aprenda...
Seja sábio.
Ouvir é um Dom

Ouça a voz do universo, pois ela tem muito para lhe ensinar

Dedico esse texto a meu pai, um homem formidável que sabia ouvir...

4 comentários:

  1. Poxa mano valeu mesmo nunca pensei em ouvir a mim mesmo estranho pra quem ouve um monte de gente né . valeu mano !

    ResponderExcluir
  2. Saudades do Senhor Fritz.

    Um Belo Domingo!

    ResponderExcluir
  3. Na verdade nao queremos ouvir coisas sérias o tempo todo...então partimos para um monte de besteiras, tipo o final da novela, o BBB, o jogo de futebol e suas brigas imensas... E ignoramos coisas importantes que alguém tem a nos dizer: talvez um último "eu te amo", "perdoe-me", "sinto sua falta"... Também não ouvimos os sinais do Mundo, depois questionamos que ninguém e nada nos ajuda.

    ResponderExcluir
  4. belissimo blog!

    ótimos textos... a sabedoria do fogo como é de seu costume.

    Bardo

    ResponderExcluir